COLETA DE ÓLEO DE COZINHA
Clique-para-ampliar

Fundação Municipal do Meio Ambiente de Braço do Norte (FUNBAMA), em parceria com a AFUBRA apresenta novo projeto voltado para a coleta do óleo de cozinha utilizado.

Este projeto tem o intuito de facilitar e dar a destinação correta para o óleo de cozinha, algo que a população encontra dificuldade em descartar.

O óleo de cozinha é altamente poluidor: causa
 contaminação direta das águas superficiais, águas subterrâneas, solo e o entupimento de tubulações, contribuindo dessa forma para alagamentos, desequilíbrio de fauna e flora, diminuição da qualidade da água, causando prejuízos ao meio ambiente e socialmente.

ARMAZENAMENTO
O óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas PETs de 2 litros, onde as mesmas devem estar limpas, secas, sem rótulo e 
bem fechadas.

E devem ser entregues na FUNBAMA, que está localizada na Rua Professor Pedro Michels, n°. 757, bairro Nossa Senhora de Fátima, Braço do Norte. 

DESTINO FINAL

O óleo de cozinha arrecadado é encaminhado à AFUBRA de Braço do Norte, que encaminha à sede em Santa Cruz do Sul, RS, onde o óleo saturado é beneficiado.

O óleo de cozinha saturado é transformado em biodiesel e 
em glicerina que é utilizado para fabricação de sabão. O biodiesel é utilizado nos veículos da entidade.

A garrafa PET que armazena o óleo também entra no ciclo de reciclagem, elas são doadas para uma cooperativa de reciclagem localizada também na cidade de Santa Cruz do Sul, RS.

Para mais informações entre em contato: (48) 3658-5110.