CONTEÚDO DIDÁTICO DO PROA
Clique-para-ampliar

O Programa Protetor Ambiental, tem no ano de 2018 a primeira turma em Braço do Norte, nos moldes do programa que atua em todo o estado.

Sob a premissa de que ninguém preserva o que não conhece, visa disseminar conhecimentos sobre meio ambiente e cidadania aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas desenvolvidas e/ou coordenadas por professores e  técnicos da área. Com a coordenação do Sargento Carlos da BPMA de Laguna, como também convidados de outras instituições.

O objetivo do programa é desenvolver nos futuros tomadores de decisão uma consciência ecológica, através de práticas voltadas a preservação do meio
ambiente e integração social, bem como fortalecer o espírito de união e reciprocidade entre os integrantes, que lhes permita ponderar suas atitudes e
influenciar as ações e omissões dos demais integrantes do meio socioeconômico em que estiverem inseridos.

As disciplinas ministradas no Protetor Ambiental são: um breve histórico da Polícia Militar, a conceituação de ecologia, biodiversidade, flora, fauna, estudam ainda sobre poluição e suas formas, recursos hídricos, resíduos sólidos, direito ambiental, entre outros. Aprendem como evitar um dano ambiental e a importância dos seres vivos, através de dinâmicas e atividades em grupo. Além das disciplinas teóricas os Protetores Ambientais fazem visitas e viagens de estudo, caminhadas ecológicas, participam de eventos, limpeza de rios e praias, atividades de cunho social, bem como a utilização de atividades que trabalham com o lado lúdico da criança e do adolescente. A Formação destes adolescentes conta com 180h/aula com material didático próprio, uniforme, alimentação e transporte disponibilizados pela PMSC aos alunos envolvidos.

Além de capacitá-los para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente e contribuir  para a complementação da educação que recebem de seus pais e responsáveis, aprimorando e ampliando o desenvolvimento intelectual, social e a cognição no que tange o meio ambiente. O projeto visa resgatr valores e fortalecer o espirito de união e reciprocidade entre os integrantes do projeto, colaboradores, a Policia Militar e a Policia Militar Ambiental.

O conhecimento proporcina mudança de comportamento, bem como habilita os jovens a exercerem a cidadania na sua plenitude.


 Galeria de fotos