Clique-para-ampliar
PRIMEIRA VENDA DO CENTRO DE TRIAGEM DA COLETA SELETIVA
Clique-para-ampliar

Centro de triagem da coleta seletiva começa a venda de reciclados


O centro de triagem da coleta seletiva de Braço do Norte realizou nesta semana, a primeira venda de material reciclável, cerca de 26 toneladas de papelão. O custo será abatido do montante pago pela Prefeitura para a manutenção da coleta.

Conforme Carlos Paulino, contratado da Racli (empresa responsável pela coleta, transporte, triagem e venda), para orientar sobre as vendas de materiais recicláveis, o próximo lote a ser vendido deve ser de pets.

O presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funbama), Robson Fabichaki, e a diretora de departamento Bianca Mendes, estiveram no centro de triagem para acompanhar o embarque dos recicláveis. “A cada mês estamos evoluindo mais na coleta seletiva. Sabemos que este é um trabalho de aprimoramento constante e de muita conscientização dos moradores”, comentou. A Funbama e a Secretaria de Infraestrutura são responsáveis pelo monitoramento da coleta seletiva.
 

Separação do lixo

O presidente da Funbama, Robson Fabichaki, alerta para os cuidados com a separação do lixo. Lixo úmido inclui: alimentos cozidos e crus, restos de frutas, lixo de banheiro, guardanapo, entre outros.

Por outro lado, o lixo seco é considerado o papel (folha sulfite, jornal, revista, cadernos), plástico, metais, arame, vidro e etc. Tudo o que não causar mau odor e não atrair animais indesejados.


Outro cuidado que deve ser tomado é com o descarte de agulhas e seringas.

O ideal é que estes materiais sejam destinados ao lixo hospitalar. “Eles jamais podem ser descartados no lixo seco, pois corre-se o risco de machucar as pessoas que trabalham na triagem ou, até mesmo, transmitir alguma doença”, lembra Robson.

Também é recomendado que as embalagens com comida sejam lavadas, diminuindo o desperdício de embalagens plásticas e aumentando o aproveitamento.

O caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada bairro (no interior o recolhimento ocorre aos sábados), sempre em dias diferentes da coleta convencional.



 Galeria de fotos