Clique-para-ampliar
PARECER TÉCNICO ESTIAGEM
Clique-para-ampliar
ÁGUA: entenda a importância de economizar!

Acompanhe o parecer técnico acerca da estiagem, onde destaca os danos ambientais que o município de Braço do Norte vem enfrentando.

Evidenciou-se que a estiagem no município de Braço do Norte vem causando distintos impactos negativos sobre o meio ambiente natural. É notória a redução da disponibilidade hídrica nas nascentes e cursos d’água, bem como foi possível identificar o estresse hídrico que a vegetação vem sofrendo; fato que eleva o risco de fogo e a vulnerabilidade da flora a queimadas.

As análises, realizadas em ambiente SIG (Sistemas de Informações Geográficas), e, vistorias in loco, permitiram concluir que a forte estiagem atinge principalmente os recursos hídricos e a cobertura vegetal do município.

Para a presente avalição foram utilizados dados disponibilizados pela Epagri/Ciram (Declaração Meteorológica emitida na data de 20 de maio de 2020), relatório de monitoramento hídrico da PCH São Maurício (instalada no Rio Braço do Norte, no município de Rio Fortuna) e dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 Anexos desta publicação

  PARECER TÉCNICO ESTIAGEM